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segunda-feira, 23 de março de 2009

Tecnolgias para ajudar pequenas e médias empresas a crescer em 2009

As pequenas e médias empresas individualmente lida com fragilidades acentuadas em cenários de concorrência acirrada ou em grandes turbulências, principalmente em épocas de crise, como esta que estamos vivenciando.
Nesses maremotos, ter a tecnologia certa faz a diferença entre estar estagnado ou transformar ameaças em boas oportunidades de negócios, por este motivo pergunto a vocês como anda o clima para investir em TI?
Aqui vão algumas idéias que podem ajudá-lo a descobrir alguns caminhos que podem melhorar a tecnologia da empresa sem gastar muito.

1 ) Computação na nuvem
A computação em nuvem consegue driblar os problemas de escassez de capital. Existem empresas que oferecem serviços de processamento e espaço em disco sem interrupção. Os dados são armazenados em vários data centers e não importa a localização geográfica deles pois funciona tudo via internet.

2) VOIP
A telefonia pela internet evoluiu muito nos últimos anos, mas o pequeno e médio empresário deve se preparar, pois entrar na era do VOIP é bem mais complexo que espetar um telefone na tomada, mais do que usar softphones, como o Skype.
É preciso investir em infra-estrutura de TI, como rede local, conexão de banda larga e pessoal técnico especializado, para configurar o ambiente para garantir a qualidade de som e recebimento de chamadas.
Porém os custos iniciais compensarão no médio e longo prazo, estima-se uma economia na conta telefônica de 40% a 85%.

3) Mobilidade
Hoje a mobilidade não é uma questão de escolha e sim de sobrevivência.
Agilidade de respostas exigidas pelo mercado pede o uso de notebooks, smarphones no dia-dia, conectados por Wifi, 3G ou Wimax.
Os benefícios aumentam a produtividade das equipes, muitas vezes enxutas. Segundo estudos da CISCO, empregados que usam aparelhos móveis com banda larga ganham 40 minutos de produtividade por dia.

4) Mapas na rede
Diversas opções de mapas online oferecidas por empresas como Google e Microsoft trazem várias possibilidades para as empresas. Boa parte pode ser implantada sem custos.
Além de ferramentas gratuitas as empresas oferecem serviços sofisticados, que podem ser usados com aplicações corporativas, como CRM, sistema de supply chain, entre outros.
Só para ter uma idéia uma cooperativa de táxi as chamadas diárias saltaram de 1700 para 2500 com a implantação de uma solução integrada ao sistema de mapas. Quando o cliente faz a chamada, o carro mais próximo é localizado por GPS, agilizando as corridas, assim aumentando a disponibilidade do serviço, trazendo como conseqüência o resultado informado acima.

5) Logística online
Em tempos de alta competitividade a logística tem a tecnologia como aliada para garantir as vendas. Afinal o que adianta investir rios de dinheiro em diversificação de itens e marketing se a encomenda não chega ao prazo combinado.
Soluções como controle de estoque em tempo real com tecnologia especializada, incluindo coletores de dados e RFID, são bem vindas para agilizar a saída do produto, como a contagem do estoque e a produção ou a compra para manter o estoque mínimo.

6) Pagamentos com alta tecnologia.
Os meios de pagamentos acompanham o crescimento acelerado do comércio eletrônico. Empresas oferecem serviços de pagamentos online seguros e o investimento do empresário é baixo, se comparar com um desenvolvimento personalizado, além dos custos para trabalhar com diversas operadoras e controles paralelos para a conformação do recebimento.
Empresas que oferecem serviços interessantes neste segmento é o Paypal e o PagSeguro, este último o serviço permite ao consumidor reaver o dinheiro, caso não receba o produto que comprou.

7) Marketing de Busca
O Marketing de busca é um forte aliado para expandir negócios. A empresa pode comprar palavras chaves nos links patrocinados oou trabalhar com o site e melhorar a sua posição na busca orgânica, a página de resultados.
As palavras-chaves custam de poucos centavos a alguns reais por clique, dependendo da disputa no leilão por elas. Mas nem sempre quem paga mais aparece no topo. O sistema considera quem tem mais relevância para a busca, por exemplo, se um site tem pouco tráfego ele perde posições.
Sempre o mais indicado é consultar um especialista do mercado para monitorar, gerenciar e fazer com que o investimento neste segmento seja compensador, pois é um conjunto de fórmulas e soluções que fazem a diferença.

Considerações finais
Caso queiram comentar o assunto envie e-mails para ricardo@itgo.com.br, estarei a disposição para esclarecimentos e ajudar no que for preciso.

Somente para esclarecimento que os serviços comentados nesta postagem a ITGo! Tecnologia poderá auxiliar desenvolver e implantar em sua empresa, solicita a visita de um de nossos consultores.