Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O que é ITIL?

Indtrodução

ITIL é a abreviação para IT Infrastructure Library, uma metodologia de gestão de TI que surgiu da necessidade de se ter processos organizados e claros em meados do final dos anos 80, já que as empresas ficaram cada vez mais dependentes da área de TI e que era necessário organizar os fluxos de processos neste departamento.

Foi criada a metodologia pela secretaria de comércio do governo Inglês, a partir das pesquisas realizadas com especialistas em gestão de TI.

O ITIL passou a ser mais amplamente divulgado apenas recentemente devido à necessidade das empresas reduzirem seus custos, garantindo produtividade continua e fazer com que a Tecnologia da Informação agregasse valor ao negócio.

Normas

As normas ITIL estão documentadas em vários livros, onde os principais processos e as recomendações das melhores práticas de TI estão descritos.

O ITIL é composto por módulo sendo que os mais importantes são o "IT Service Support" e o "IT Service Delivery".

Referencias

O ITIL é o modelo de referência de processos de TI mais aplicado mundialmente.

As empresas multinacionais bem como os grandes provedores de serviço de TI, começaram a certificar profissionais nesta metodologia para poder atender as exigências dos clientes corporativos.

O foco da metodologia ITIL é possibilitar que área de TI seja mais efetiva e pró-ativa, satisfazendo assim clientes e usuários.

Norma ISO

Atualmente se tornou a norma BS-15000 que trata das especificações para Gestão dos Serviços e Processos de Tecnologia da Informação, sendo um anexo da ISO 9000/2000.

O ITIL serve como modelo de referência no planejamento de serviços, gerenciamento de incidentes, problemas, mudanças, configuração, operações, segurança, capacidade, disponibilidade, custos, entrada em produção e testes.

Características do ITIL:

* Adequado para todas as áreas de atividade;
* Independente de tecnologia e fornecedor;
* Baseado nas melhores práticas;
* Padronização de terminologias;
* Interdependência de processos;
* O que fazer e o que não fazer.

Quais vantagens de trabalhar orientado a processos ITIL?

* Faz com que as melhorias de qualidade possam ser medidas;
* Torna os processos de gerenciamento dos serviços de TI mensuráveis;
* Fornece uma forma consistente de trabalho;
* Fornece uma terminologia padronizada;
* Aperfeiçoa os processos de comunicação;
* Aumenta a satisfação do cliente ajustando corretamente sua expectativa;
* Auxilia na obtenção da certificação ISO 9000.

Duvidas sugestões e comentários mandem para meu e-mail, ou postem uma mensagem.